Em sua primeira partida como titular após grave lesão, atacante marca dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Corinthians
Filipe Luís em coletiva de imprensa, após Flamengo x Corinthians — Foto: Letícia Marques
O Flamengo teve uma atuação de destaque na tarde deste domingo e venceu o Corinthians por 4 a 0 no Maracanã, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Após o triunfo, Filipe Luís falou em coletiva e rasgou elogios a Pedro, que voltou a ser titular e brilhou com dois gols.
Depois de se recuperar de uma séria lesão no joelho esquerdo, Pedro iniciou uma partida pela primeira vez desde o retorno e se tornou um dos principais nomes da vitória rubro-negra. Além dele, Everton Cebolinha e Arrascaeta também marcaram.
— Realmente, não parece que ele tenha ficado tanto tempo fora, né? Com a bola, a questão fina com a bola, ele está incrível. A gente via isso nos treinamentos. Os próprios médicos tinham que freá-lo porque ele estava vindo muito bem na recuperação, mas existem prazos e era importante cumprir. Agora, temos que continuar com essa sequência de minutos para ele. É um jogador determinante, decisivo e que acredito que vá potencializar ainda mais o nosso ataque. — comentou o técnico.
Filipe ainda destacou que, embora Pedro precise aprimorar alguns movimentos de jogo coletivo, acredita que ele elevará ainda mais o nível ofensivo do time:
— Ele tem o mesmo conteúdo que os outros jogadores em vídeo, mas no campo, menos. Há alguns movimentos que ele precisa automatizar mais para que a equipe possa entender a forma de jogar que ele tem. Não tenho dúvida que vai elevar ainda mais o nível do nosso ataque, que já é muito forte. Ele mesmo sabe que fisicamente não está 100%, mas conseguiu ser titular e fazer um jogo muito muito bom. Vamos esperar que siga nessa evolução porque é um jogador de Copa do Mundo, todo mundo sabe.
A vitória também manteve a defesa do Flamengo sem sofrer gols pela quinta partida seguida. Filipe ressaltou a importância da consistência defensiva e a participação de todo o time nesse desempenho:
— Primeiramente, o nível dos jogadores, que é muito bom. Depois, o nível de comprometimento e de estudo deles mesmo são muito altos. Eles mesmo se cobram, vêm me perguntar o que poderiam ter feito em tal jogada, como poderiam ter solucionado. Esses debates ajudam muito a fase defensiva. Eu penso que ataques ganham jogos, mas defesas ganham campeonatos. Sempre penso isso. Dou um valor muito importante para a fase defensiva. Isso não quer dizer que é só a última linha, quer dizer que são os 11 que jogam na fase defensiva, todos têm que participar e têm sua função defensivamente — pontuou.
Com o resultado, o Flamengo segue invicto no Brasileirão, somando 14 pontos em seis partidas — quatro vitórias e dois empates — e assume temporariamente a liderança da competição, podendo ainda ser ultrapassado pelo Palmeiras, que enfrenta o Bahia na sequência da rodada.
Outros destaques da coletiva:
Atuações de Ayrton Lucas e Pulgar:
Filipe elogiou Ayrton Lucas pela solidez defensiva e comentou a importância de adaptar o jogo para que ele voltasse a ter boas atuações, citando também o crescimento de Pulgar.
Entrosamento de Pedro e Cebolinha:
Sobre a escolha por Everton Cebolinha no ataque, Filipe explicou que o plano de jogo favorecia seu estilo e destacou a boa conexão entre Cebolinha, Pedro e Arrascaeta.
Críticas pela falta de gols em outras partidas:
Filipe minimizou as cobranças por eventuais jogos com poucos gols e fez um apelo para que a torcida não absorva críticas exageradas vindas de fora:
— Conheço o Flamengo, estou aqui há seis anos. [...] O que eu quero pedir é que não consumam o que eles falam.
Goleiros Hugo Souza e Matheus Cunha:
O técnico comentou a evolução de Hugo Souza após a ida para Portugal e reafirmou a confiança em Matheus Cunha, que será titular na próxima partida.
Matheus Gonçalves e a melhor posição em campo:
Sobre Matheus Gonçalves, Filipe indicou que prefere utilizá-lo aberto pela direita, onde seu drible e criatividade podem ser melhor aproveitados.
"Química" entre De la Cruz e Pulgar:
O comandante valorizou a sintonia entre Pulgar e De la Cruz no meio-campo, essencial para o bom funcionamento do time em campo.
Mudanças para a Copa do Brasil:
Filipe adiantou que Matheus Cunha jogará contra o Botafogo-PB, mas ainda estuda as demais alterações no time para o confronto da Copa do Brasil.
Análise do primeiro tempo contra o Corinthians:
Filipe se mostrou satisfeito com a intensidade da equipe no primeiro tempo, destacando a importância do gol cedo para dar confiança ao time.
Pressão exercida no ataque:
Ele apontou a diferença entre jogar com Pedro e Arrascaeta e usar atacantes mais velozes como Bruno Henrique, Plata e Michael, principalmente no quesito pressão alta.
Mudança tática do Corinthians:
Por fim, Filipe analisou as dificuldades enfrentadas no momento em que o Corinthians ajustou seu posicionamento ofensivo, mas elogiou a capacidade de reação da sua equipe.
Fonte: Jogo de Hoje 360